domingo, 14 de abril de 2013

Portal Pitágoras de Educação

Portal Pitágoras de Educação


Veja algumas dicas práticas para aprimorar sua produtividade e evitar ficar perdido com tantas distrações.

Como se concentrar em um mundo cada vez mais globalizado, cheio de ferramentas para lhe distrair e com oportunidades a qualquer esquina? Se essa já é uma pergunta difícil para adultos, imagine essa pergunta para crianças e adolescentes, que, durante todo o dia, possuem várias distrações. Caso este seja o seu caso, você veio ao lugar certo e poderá ter pequenas dicas para tentar se concentrar e focar nos objetivos que são realmente importantes. Não há fórmula mágica, mas alguns pontos podem ser compartilhados e costumam dar resultado.

Sossego e lugar ideal

Usar algumas técnicas de relaxamento antes de uma atividade pode ser uma boa pedida. Alguns especialistas garantem que nosso cérebro precisa baixar o fluxo de frequência, com a diminuição de pensamentos e informações a serem processadas. Foque na respiração e preste atenção somente ao ar que entra e sai. Ache um lugar sossegado para iniciar esse exercício e procure não pensar em nada durante esses momentos. Apenas relaxe.

Tecnologia como aliada

Redes sociais e sites de entretenimento podem ser boas opções para o seu cotidiano, sua interação com as pessoas do mundo inteiro e uma forma de ficar “antenado”. O importante é saber como utilizar tais ferramentas, pois fazer delas um “meio de vida” pode ser prejudicial. A tecnologia precisa ser sua aliada; por exemplo, baixe o Focus-booster, um aplicativo que marca o tempo das suas tarefas. A cada 25 minutos, ele dá 5 para descansar. Há outros aplicativos de fácil utilização, como o Self-control ou o Freedom, que bloqueiam sites que distraem, como oFacebook ou o Twitter.

Aplicação no cotidiano

Procure trabalhos que desenvolvam habilidades e competências (analisar, relacionar fatos, argumentar...) e que favoreçam a sua concentração. Quanto mais desafiador, mais você terá que focar e seu cérebro permitirá menos oportunidade para a distração. Além disso, procure a “fórmula do jogo”: transforme trabalhos chatos em jogos com etapas a serem vencidas. Acumule pontos e aí se dê prêmios, como descansos, sonecas ou uma brecha para um café mais longo. Outra dica é evitar misturar tarefas diárias. Tome café na hora do café, estude na hora de estudar, brinque na hora de brincar. Um treinamento para saber como anda o seu nível de desatenção é fazer um diário com todas as atividades do dia. No fim da jornada, veja quais atividades mais o distraem e tente melhorar no dia seguinte.